24/07/2013 às 10:34 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:01

Intenção de consumo das famílias apresenta menor índice desde 2010

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou recuo de 4,0% (124,9 pontos) em julho, na comparação com o mês imediatamente anterior, e queda de 7,7% em relação a julho de 2012. O índice, divulgado hoje (17) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), encontra-se no menor nível da série iniciada em janeiro de 2010. Todos os indicadores que compõem ICF – emprego, perspectiva profissional, renda, compra a prazo, nível de consumo, perspectiva de consumo e duráveis – tiveram queda tanto na variação mensal quanto na anual.

Para o economista da CNC, Bruno Fernandes, a queda na intenção de consumo dos brasileiros neste mês de julho, depois de leve recuperação no mês passado, foi influenciada por fatores como o comprometimento da renda familiar com dívidas e pelo impacto das manifestações das últimas semanas. “As incertezas em relação à inflação, a desvalorização do real, o elevado endividamento, além dos impactos das manifestações, levaram a uma queda do otimismo das famílias”, aponta Bruno.

 

Mas, apesar do resultado negativo, o índice ainda se encontra acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o que indica um nível favorável de consumo. Mesmo com o esfriamento do mercado de trabalho e com o menor crescimento real da renda, um maior percentual de famílias ainda se sente mais seguro em relação ao Emprego Atual (46,2%). “Apesar do esfriamento do mercado de trabalho, a manutenção de uma baixa taxa de desemprego vem alimentando o nível de confiança em um patamar favorável”, afirma Bruno.

 

Para 2013, a previsão da Divisão Econômica da CNC é de crescimento ao redor de 4,5% nas vendas do varejo.

 

Confira a análise completa da Divisão Econômica da CNC

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Três Lagoas

  • Endereço:
    Rua Bernardino Antônio Leite, 601 - Colinos
  • CEP: 79603-060
  • Processo: CERSC 125
  • Telefone(s):(67) 3522-3371
  • Presidente:
    SUEIDE SILVA TORRES